Programa de Intervenção

Promoção de Competências Cognitivas

O Gabinete de Psicologia e Neuropsicologia da Maia, proporciona serviços de avaliação e apoio em Psicologia e Neuropsicologia, nas suas diversas áreas e em parceria com outros contextos.

Tem também como objectivo, cooperar com as famílias (desde crianças, adolescentes e adultos), bem como em contexto escolar e outros, disponibilizando uma variedade de serviços proporcionando bem-estar e condições para o bom desenvolvimento dos pacientes.

Tem como objetivo desenvolver a capacidade para a integração de competências comportamentais, cognitivas e emocionais para uma melhor adaptação aos diferentes contextos e interações sociais. Pretende-se também desenvolver a capacidade de promover, regular e expressar as emoções. Destina-se a crianças e adolescentes.
O objetivo é desenvolver estratégias de Planificação, organização do estudo e gestão de tempo para alcance do sucesso escolar. Promover, igualmente, a motivação e desenvolver competências de memorização e comunicação oral e escrita.
As emoções, organizam e ativam nos indivíduos diferentes sistemas, como o sistema fisiológico (a perceção), o sistema cognitivo (o pensamento), o sistema motor (o comportamento) e o sistema motivacional (comunicam aos outros sobre as nossas motivações e impelem os outros a agir). A promoção destas competências ajudam-nos a lidar adequadamente com diversas situações ao longo da nossa vida.
Desenvolvimento de estratégias e promoção de treino cujo objetivo é intervir em indivíduos com dificuldades nos processos atencionais e memorização.
O objetivo é desenvolver uma escrita mais expressiva permitindo ser um meio facilitador para os alunos, de modo a poderem explorar o seu próprio pensamento.
Desenvolver competências de leitura e escrita em crianças e adolescentes que apresentam dificuldades no acesso à consciência fonológica essencial para a descodificação de mensagens escritas.
A informação sobre sexualidade é fundamental na educação para a saúde. Com o objetivo de promover uma vida saudável em sociedade, as crianças e jovens devem adquirir conhecimentos e desenvolver atitudes e comportamentos adequados neste âmbito.
Tem como objetivo desenvolver estratégias cognitivas essencialmente ao nível da resolução de problemas, visando a consciência e interiorização perante uma situação indesejada e como encontrar estratégias para a tornar numa situação desejada. Desenvolver o treino de capacidades cognitivas dos indivíduos, com o objetivo de evitar erros de raciocínio e promover uma melhor utilização dos recursos cognitivos. Está direcionado para adolescentes.
Têm como objetivo promover práticas parentais positivas, bem como desenvolver estratégias para gerir o comportamento das crianças e adolescentes e estabelecer relações positivas com os filhos. São também abordados temas comuns à infância e adolescência (por exemplo: os medos, o roubo, a mentira e a promoção das competências sociais, emocionais e académicas, entre outros).